Pesquisar este blog

sábado, 26 de outubro de 2013

FUNÇÃO DE CONVERSÃO - VAL

Val


    Função empregada para retornar o valor numérico de uma string que contenha números, com o tipo de dados adequado à magnitude do número retornado, utilizando esta sintaxe:

Onde, 
  • Expressão: argumento obrigatório, indicando qualquer expressão string válida que retorne um número. 
As seguintes considerações são válidas para a função Val:
  • A função Val tentará ler a string da esquerda para a direita identificando seus valores numéricos até o primeiro caractere não numérico, retornando então o valor numérico encontrado;
  • Símbolos e outros caracteres considerados como parte de valores numéricos, como ponto, vírgula e cifrão não são reconhecidos;
  • Val reconhece os prefixos &O para números octais e &H para números hexadecimais;
  • Caracteres de espaço, tabulação, e de quebra de linha são ignorados por Val.
  • Val reconhece apenas o caractere “.” como separador decimal válido. Se a string empregar outro tipo de formatação, utilize a função CDbl para convertê-la para um número válido. 
Exemplo: O exemplo a seguir demonstra como empregar a função Val para converter valores contidos em strings em valores numéricos correspondentes:

Dim varDbl as Double
varDbl = Val("12345")         'Retorna o número 12345
varDbl = Val("25 de abril")   'Retorna 25
varDbl = Val(&HAB10)       'Retorna -21744

Até a Próxima!!

FUNÇÃO DE CONVERSÃO - CVERR

CVErr


    Função empregada para converter valor numérico ou uma expressão que resulte em um valor numérico para um número de erro especificado pelo usuário (valor Variant com subtipo definido VarType = vbError), esta sintaxe:

CVErr(Expressão)

Onde,
  • Expressão: argumento obrigatório, que após avaliado contenha um número capaz de ser avaliado para um código de erro válido. CVErr retornará a expressão “Erro x”, onde x é o código numérico do erro ocorrido.
As seguintes considerações são válidas para a função CVErr:
  • Use a função CVErr para criar erros definidos pelo usuário nos seus procedimentos, validando os argumentos recebidos e, na eventualidade de eles estarem errados, retornar um valor de erro desejado, impedindo que o código forneça um erro em tempo de execução.
Exemplo: O exemplo  seguir demonstra como empregar a função Divide() para dividir dois números e, se ocorrer uma divisão por zero, retornar o erro equivalente: 

Function Divide(Numerador, Denominador) as Variant

   If Denominador = 0 Then
   
       Divide = CVErr(11)  ‘Erro divisão por zero, retorna “Erro 11”
   Else

       Divide = Numerador/Denominador
 
   End If

End Function

Até a Próxima!!