Randomize
Instrução
empregada para reinicializar a geração de números aleatórios, utilizando esta
sintaxe:
Randomize[Expressão]
Onde,
- Expressão: argumento opcional, consistindo de qualquer expressão numérica válida, empregada como semente para a geração de novos números aleatórios.
As seguintes considerações são válidas para a instrução
Randomize:
- Randomize emprega o valor de Expressão para criar uma nova seqüência de números aleatórios empregando-se a função Rnd;
- Se Randomize for omitido, a função Rnd (sem argumentos) usará sempre o mesmo número para gerar o primeiro número aleatório usando o último número aleatório gerado como Semente para o próximo número;
- Se Expressão for omitido, Randomize irá empregar o valor retornado pelo relógio do sistema como semente para a geração de próximos números aleatórios;
- Para repetir uma seqüência de números aleatórios, empregue a função Rnd, fornecendo-lhe como argumento –1, antes de executar a instrução Randomize.
Exemplo: O próximo exemplo emprega a instrução Randomize
para inicializar a rotina de geração de números aleatórios entre 1 e 10, usando
como semente o valor retornado pela função Timer (número de segundos decorridos
desde de 0:00h):
Function NúmeroAleatório() as Doublé
Randomize Timer
NúmeroAleatório = Int(Rnd * 10) + 1)
End Function
Até a Próxima!!
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