Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

FUNÇÃO MATEMÁTICA – RANDOMIZE

Randomize


   Instrução empregada para reinicializar a geração de números aleatórios, utilizando esta sintaxe:

Randomize[Expressão]

Onde,
  • Expressão: argumento opcional, consistindo de qualquer expressão numérica válida, empregada como semente para a geração de novos números aleatórios.
As seguintes considerações são válidas para a instrução Randomize:
  • Randomize emprega o valor de Expressão para criar uma nova seqüência de números aleatórios empregando-se a função Rnd;
  • Se Randomize for omitido, a função Rnd (sem argumentos) usará sempre o mesmo número para gerar o primeiro número aleatório usando o último número aleatório gerado como Semente para o próximo número;
  • Se Expressão for omitido, Randomize irá empregar o valor retornado pelo relógio do sistema como semente para a geração de próximos números aleatórios;
  • Para repetir uma seqüência de números aleatórios, empregue a função Rnd, fornecendo-lhe como argumento –1, antes de executar a instrução Randomize.
Exemplo: O próximo exemplo emprega a instrução Randomize para inicializar a rotina de geração de números aleatórios entre 1 e 10, usando como semente o valor retornado pela função Timer (número de segundos decorridos desde de 0:00h):

Function NúmeroAleatório() as Doublé

  Randomize Timer
  NúmeroAleatório = Int(Rnd * 10) + 1)

End Function

Até a Próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário